sexta-feira, 30 de abril de 2010

Escondendo-me N'ele

Bom, na vida, a cada dia que vivo (ou morro, não sei bem certo)tenho uma leve impressão que as dúvidas, incertezas, dificuldades, são os instrumentos mais importantes para nossa auto-descoberta e amadurecimento em relação a nossa identidade. Com base nisso, tenho feito algumas perguntas que, ora encontro respostas, ora encontro perguntas, ora não encontro nada e continuo pensando.
Um tempo atrás estava lendo e me deparei com um texto que o apóstolo Paulo escreveu a uma igreja, que me fez pensar: “Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.”( Cl. 3:1-4). - Nossa que esquisito, isso me parece tão diferente do que tenho escutado e lido por ai ( pensei). Que negócio é este de por o meu interesse nas coisas do céu, pensar nas coisas do alto e não mais nas daqui, e esse negócio de que morremos com ele e nossa vida está escondida com Cristo, até que a parte da glória é bem atrativa (continuo pensando).
Começo perceber ao ler este texto, que algumas coisas em nossa igrejas caminharam pra bem distante disso. Começamos pela parte na glória D’ele e esquecemos de responder a pergunta: como escondemos nossa vida N’ele?
E isso me faz lembrar do Evangelho do Jesus de Nazaré. Um proposta de vida que troca o exterior pelo interior, a religiosidade pela espiritualidade, as necessidades pela Presença, as águas pela Fonte, o cheio pelo transbordar, a comida e a bebida pela partilha, a “terra” pelo “céu”, egoísmo por altruísmo, a força e o poder pela fraqueza da dependência do amor. Hoje não quero falar dos outros, quero falar de mim. E ai vem o Jesus me dizendo: “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.(Mt. 6:4-5). Minhas convicções começaram a amadurecer, quando descobri que o que Jesus queria me dizer que existe um “quarto secreto” que é “lugar” onde eu escondo minha vida N’ele, através de uma vida de intima solitude e contemplação D’ele, oferendo meu coração quebrantado e recebendo o coração quebrantado do Abba, que começo a esconder-me para que ele se manifeste em mim. Existe alguma recompensa maior que está? “Deus em nós a esperança da Glória”


Luiz Eduardo Caraline

2 comentários:

  1. Boas palavras meu amigo. Creio que o caminho da Graça de Deus é lugar deste refazer constante, na procura de profundidade no Evangelho do Reino de Deus. Neste caminho, as coisas materiais são meros instrumentos. O que mais importa não pode ser comprado, nem mensurado, quantificado, não tem preço. A Graça de Deus.

    Gidalti Guedes

    ResponderExcluir
  2. Aleluia. Obrigado Gida. Uma vida escondida, somente pela Graça.

    Abraços.

    ResponderExcluir